Olival e Azeites Premium

De visita ao Olival … Azeite … Saiba mais, saboreie melhor…

Fomos ao Olival, numa bela manhã final de Fevereiro, em busca de uma nova experiência…

Ficamos maravilhados com a beleza da quinta, o seu Olival, cipestres que chegam ao céu e a cor terracota do edifício, remete-nos para um ambiente acolhedor e familiar …

Provamos cinco azeites Premium, quatro deles monovarietais, Verdeal, Maçanilha, Picual, Cobrançosa e um Selection que é produzido com uma mistura de excelência de variedades devidamente seleccionadas.

Há diferenças de aroma e carácter entre eles. Verdeal é a mais suave e Cobrançosa a mais picante, as outras estão entre elas. Mas há muito mais do que o picante para avaliar. O amargo e o frutado variam também bem como muitos outros atributos

 

Verdeal

A azeitona Verdeal adapta-se bem praticamente a todo o solo português. Amadurece tardiamente. O azeite resultante é bastante fino, com um frutado marcante, persistente, com verde de folha e sabor bastante amargo e picante. Encontra-se tanto no Alentejo como em Trás-os-Montes.

Maçanilha Algarvia

Fruto destinada à conserva em verde, devido à sua excelente qualidade como azeitona de mesa. O azeite obtido através deste tipo de azeitona é de boa qualidade.

Picual

É a azeitona que mais se prolifera pelo mundo e representa cerca de metade das oliveiras espanholas e 20% do resto do planeta. Seu óleo é rico em ácidos gordos e em antioxidantes naturais. A grande presença de polifenóis tornam-no num dos azeites mais estáveis.O azeite é bastante complexo com frutado intenso verde, amargo e picante, e notas marcadas de verde erva e giesta, maçã verde e frutos secos, dependendo muito do local onde as oliveiras se encontram cultivadas.Quando provém de planícies, o azeite é mais amargo e picante. Quando provém de regiões montanhosas o azeite é mais adocicado.

Cobrançosa

Originária de Trás-os-Montes,  azeite este que tem característica de ligeira a medianamente frutado, acentuando-se a ervas verdes. Subtilmente amargo e picante quando as azeitonas são colhidas mais verdes, mas mais doce e suave quando os frutos são colhidos mais maduros.

 

Os nossos Azeites provêm de azeitonas são apanhadas muito cedo, quando o seu teor em antioxidantes é mais alto.

Todos estes azeites são produzidos seguindo um rigoroso sistema de Produção Integrada que garante o respeito pelo ambiente e pelo consumidor.

As azeitonas são apanhadas à mão e transportadas de imediato para o lagar. Aí, são moídas com mós de granito, num processo mecânico que remonta aos tempos romanos

 

A melhor forma de saber qual a variedade que mais aprecia é mesmo prová-las todas.

Um presente para si: Veja a receita do Chef Helio Loureiro da Box click aqui ou na imagem e veja as receitas…

 

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.